Bom, existem várias relações e, inclusive, indicações nutricionais relacionadas a algumas doenças. Vamos ver alguns pontos sobre isso:
👉Osteoartrite, também conhecida como artrose: a principal relação está na manutenção do peso do paciente. Esta doença causa dores nas articulações e, se o paciente tem excesso de peso, acaba sentindo mais dores, pela sobrecarga. Porém mesmo em artrose de mãos, onde o peso não teria efeito direto, sabe-se que também há efeito do excesso de peso, possivelmente por fatores inflamatórios que as células de gordura geram.
👉Na Artrite reumatoide, os pacientes podem ter dificuldade de mastigar, além de terem alterações no paladar. Muitos remédios utilizados no tratamento acabam causando alterações gastrointestinais, afetando a ingestão, digestão e absorção de vitaminas. Por isso, é altamente recomendável o acompanhamento nutricional do paciente.
👉Pacientes com doenças autoimunes inflamatórias devem ter uma dieta saudável, mantendo o peso adequado e com alimentação de qualidade, prevenindo ou tratando doenças metabólicas que podem estar associadas, e que podem somar-se ao risco cardiovascular presente.
👉Pacientes que fazem uso de corticoides no tratamento de várias doenças reumatológicas devem aumentar a ingestão de fontes de cálcio, consumindo alimentos como leite e iogurtes desnatados, ricota e vegetais verdes escuros.⠀