Doenças reumáticas podem surgir em qualquer idade. A informação correta é importante aliada para o sucesso do tratamento
A origem do nome data o século II D.C, por Galeno: a raiz grega Rheos significa fluir, pois na época se pensava que era um dos humores que fluía do cérebro às articulações, causando os sintomas. É apenas uma curiosidade histórica, pois este conceito não tem mais sentido nos dias atuais.

Reumatologia, então, a especialidade clínica que trata doenças que afetam os tecidos conjuntivos, presentes nas estruturas articulares, ossos, tendões, músculos e ligamentos, por isso as doenças tratadas geralmente afetam o sistema locomotor.

Por tratar um grande número de doenças, especialmente doenças inflamatórias e autoimunes, que podem afetar, muitas vezes, qualquer órgão ou tecido, a reumatologia muitas vezes “cruza fronteiras” e trata doenças também vistas em outras áreas, como a dermatologia, neurologia, oftalmologia, pneumologia, e muitas outras!

Muitas pessoas procuram um reumatologista por sentir dor articular, mas também são frequentemente encaminhados por colegas de outras especialidades, exatamente por esta ampla possibilidade de acometimento sistêmico das doenças reumatológicas.

Permanente atualização científica para oferecer sempre o que há de mais eficaz e seguro no tratamento das doenças reumatológicas.