Doença potencialmente grave, que pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é uma doença autoimune sistêmica inflamatória crônica que pode afetar virtualmente qualquer órgão ou tecido do corpo. Ocorrem anormalidades imunológicas, com produção de autoanticorpos (anticorpos que agridem o próprio organismo), especialmente o FAN (fator antinuclear). As manifestações clínicas podem variar de envolvimento leve articular e cutâneo até formas graves e com risco de perda de função ou de vida, com acometimento renal, hematológico ou do sistema nervoso central, por exemplo.
O diagnóstico da doença é sempre um desafio clínico, pois não há um exame complementar característico da doença e há uma variabilidade de manifestações clínicas, e este diagnóstico é baseado na associação de alterações clínicas e laboratoriais.
Afeta mais mulheres do que homens, numa proporção que pode chegar a 9:1, nos anos entre a primeira menstruação e a menopausa (fase reprodutiva) e a prevalência da doença na população geral variam de 20-150 casos por 100.000 habitantes, em dados norte-americanos.
Permanente atualização científica para oferecer sempre o que há de mais eficaz e seguro no tratamento das doenças reumatológicas.