Doença que afeta a coluna, podendo restringir inclusive a locomoção. Hoje já existem tratamentos eficazes para preservação do movimento
As espondiloartrites axiais são doenças inflamatórias da coluna potencialmente incapacitantes. O sintoma principal é a dor lombar crônica, de padrão inflamatório, que se inicia antes dos 45 anos de idade. Pode estar ou não associada a outros sintomas articulares periféricos ou extra-articulares. Geralmente os reagentes de fase aguda (exames laboratoriais como VHS e Proteica C reativa) estão elevados, na atividade da doença. E o alelo HLA B27 está presente em até 90% destas pessoas. Para classificação como Espondilite Anquilosante (EA), deve haver alterações ao raio-x simples de sacroilíacas, bilateralmente.
A forma não radiográfica da doença não apresenta as alterações radiográficas, mas há evidências de inflamação ativa nas sacroilíacas vistas em imagem de Ressonância Magnética (RM). As alterações nos exames de imagem devem sempre ser avaliadas em um contexto clínico, ou seja, dos sintomas ou outros sinais. O tratamento é baseado nas características e critérios de gravidade da doença, independente da classificação em radiográfica (EA) ou não radiográfica.
Permanente atualização científica para oferecer sempre o que há de mais eficaz e seguro no tratamento das doenças reumatológicas.