Doenças que acometem, caracteristicamente, o esqueleto axial
O termo Espondiloartrite é usado para um grupo de doenças distintas, mas que compartilham características em comum, como a inflamação do esqueleto axial (coluna, sacroilíacas), oligoartrite assimétrica (especialmente em membros inferiores), dactilite (dedo em “salsicha”) e entesite (inflamação nos locais de inserção dos ligamentos e tendões nos ossos). Outras características em comum são inflamação intestinal, lesões de pele e mucosas, uveíte (inflamação dos olhos). São doenças que compartilham uma predisposição familiar bem elevada, especialmente associada ao alelo HLA B27, um gene comumente associado às doenças deste grupo. Historicamente, as doenças que pertencem a este grupo são: Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriásica, Artrite Enteropática, Artrite Reativa, forma juvenil e forma indiferenciada.
Em 2009, uma força-tarefa internacional (ASAS) classificou a doença em 2 grandes grupos: as espondiloartrites axiais e as periféricas.
A Espondilite anquilosante, o protótipo da forma axial, se define por ter acometimento radiográfico (Raio-x simples) nas sacroilíacas, de forma bilateral e simétrica, enquanto que na Espondiloartrite axial não-radiográfica há alterações inflamatórias nas sacroilíacas, vistas pela RM (ressonância magnética).
Permanente atualização científica para oferecer sempre o que há de mais eficaz e seguro no tratamento das doenças reumatológicas.